Ensino e aprendizagem - como ensinar língua inglesa crianças não alfabetizadas

Autores

  • Ricardo Santos David Florida Christian University/Universidad del Atlántico

Palavras-chave:

Abordagens do ensino infantil, Formação docente, Língua inglesa, Processo de ensino-aprendizagem

Resumo

Este estudo tem por finalidade pesquisar a importância do ensino-aprendizagem da língua estrangeira voltado para crianças, não apenas como instrumento de inserção e ascensão social, mas também como canal de acesso a diferentes culturas. Por essas razões, esse trabalho vem abordar questões da aprendizagem de uma língua estrangeira, sendo essa a Língua Inglesa (LI). Esta pesquisa objetivou analisar a importância da inserção da Língua Inglesa para crianças de três a seis anos, assim como o desenvolvimento ocasionado pela aprendizagem da língua estrangeira e seus benefícios. Justificamos sua realização por considerarmos que pretende contribuir com os estudos sobre a importância da aprendizagem da língua inglesa voltada para crianças, a fim de investigar o desenvolvimento cognitivo, formação docente, afetividade e abordagens do processo de ensino-aprendizagem. Os principais teóricos que norteiam esta pesquisa são Celani (1996), Chaguri (2004), Dib (2004), Leffa (2001), Oliveira (2000), Rocha (2008), Schütz (2008) e Vieira (2007). O trabalho proposto toma por base a pesquisa de natureza qualitativa e propõe contribuir para o desenvolvimento da formação do professor através da prática reflexiva e atua com o arcabouço teórico dos estudos voltados para a importância do estudo língua estrangeira para crianças. As considerações finais parecem apontar que há mais vantagens do que desvantagens sobre este ensino e que, consequentemente, o professor tem grande responsabilidade neste processo. No estudo em questão foi observado que a maioria dos professores se submete a um treinamento para exercerem a prática, o que sugere uma maior dificuldade para o exercício da prática reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Santos David, Florida Christian University/Universidad del Atlántico

Pós-Doutorado em Educação: Formação de Professores: FCU - Florida Christian University / EUA. Mestrado e Doutorado em Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias. Especialista em Docência do Ensino Superior. Pesquisador no Centro de Estudos da Linguagem pela Uniatlantico - Espanha.

Referências

CARVALHO, R. C. M.; LOPES, M. Formação do professor de inglês: educação infantil e ensino fundamental (1ª a 4ª séries). Disponível em. Acesso em: 15 set. 2009.

CAVALCANTI, M. C. Reflexões sobre a prática como fonte de temas para projetos de pesquisa para a formação de professores de LE. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org). O professor de língua estrangeira em formação. Campinas, Pontes. 2009. P. 179-184

CELANI, M. A. A. O Perfil do educador de ensino de língua: o que muda. Trabalho apresentado no I Encontro de Professores de Língua Estrangeira. UFSC. 1996. P. 7- 14.

CHAGURI, J. P. A Importância do ensino da língua inglesa nas séries iniciais do ensino fundamental. Disponível em:<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/A%20importância%20do%20ensino%20da%20LI%20nas%20series%20iniciais. Pdf> Acesso em: 28 jul. 2008.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

DIB, C. T. Reflexão como teoria de ação desveladora: analisando a própria prática docente. 2004. 241 f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Departamento de Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.

LEFFA, V. J. Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras. In: ______, Vilson J. (Org.). O professor de línguas estrangeiras; construindo a profissão. Disponível em. Acesso em: 25 mar. 2009.

MOITA LOPES, L. P.(1996). Oficina de Linguística Aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

VIEIRA, C. Cultura em estéreo. Revista discutindo língua portuguesa, São Paulo, v.2, n.10, p.32-38. 2008. OLIVEIRA, R.S. Reprodução de modelos ou construção da prática pedagógica? Um estudo sobre a formação do licenciado em inglês da UFRJ. Revista Ao pé da letra, Rio de Janeiro, v.2, n.2, p.169-174. 2000.

OLIVEIRA, R.S. Reprodução de modelos ou construção da prática pedagógica? Um estudo sobre a formação do licenciado em inglês da UFRJ. Revista Ao pé da letra, Rio de Janeiro, v.2, n.2, p.169-174. 2000.

QUEIROZ, I. T. A Pesquisa no ensino de língua inglesa para crianças. Disponível em: Acesso em: 22 set. 2009.

ROCHA, C. H. O ensino de línguas para crianças: refletindo sobre princípios e práticas. In: (Org.).

SCHÜTZ, R. A idade e o aprendizado de línguas. Disponível em: Acesso em: 23 ago. 2008.

Diferenças de pronúncia entre inglês e português. Disponível em. Acesso em: 23 ago. 2008

Language Acquisition - Language Learning. Disponível em: Acesso em: 18 out. 2009.

Downloads

Publicado

2018-07-29

Como Citar

DAVID, R. S. Ensino e aprendizagem - como ensinar língua inglesa crianças não alfabetizadas. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 8, n. 1, p. 40–59, 2018. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/3488. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE