Atemporalidades e representações da sociedade ocidental em The Great Gatsby de F. Scott Fitzgerald

Autores

  • Ana Keli Santos Bispo Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Literatura, Representação da sociedade, Superficialidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo estudar a sociedade apresentada no livro The Great Gatsby (1925), de F. Scott Fitzgerald, através de sua narrativa podemos encontrar uma critica à sociedade da época, podemos associa-la aos tempos atuais, desse modo, discutiremos essas questões analisando seus personagens e as mais diferentes e pertinentes situações que elucidam nossas hipóteses a respeito da sociedade que F. Scott Fitzgerald nos apresenta. Abordaremos esses questionamentos fazendo ligações com outras obras da literatura que possuem essa visão da sociedade, como por exemplo, Madame Bovary de Gustave Flaubert e discutiremos as características da sociedade que surgem nas narrativas de acordo com Georg Lukács (1971) e Antonio Candido (2010), com a finalidade de melhor compreendermos essas questões. Nós também abordaremos o estilo de vida que o personagem principal, Jay Gatsby, vive e conjecturaremos suas causas, discutiremos as questões que envolvem sua morte e o paradoxo existente entre sua morte e suas exéquias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Keli Santos Bispo, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia.

Referências

AUDEN, Wystan. Funeral Blues. Disponível em http://allpoetry.com/Funeral-Blues. Acesso em 06 jun 2015.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de Teoria e Historia Literária. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010.

FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary. Paris: Michel Lévi Frères, 1857.

FITZGERALD, F. Scott. The Great Gatsby. New York: Charles Scribner’s Sons, 1925.

LUKÁCS, Georg. Writer and Critic: and Other Essays. New York: Grosset & Dunlap, University Library, 1971.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

SANTOS BISPO, A. K. Atemporalidades e representações da sociedade ocidental em The Great Gatsby de F. Scott Fitzgerald. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 5, n. 2, p. 1–11, 2015. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/2546. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE