Extensão de habilidades interativas para o ensino de inglês como língua estrangeira: novas tecnologias da informação e comunicação como dispositivos mediadores na aprendizagem

Autores

  • Carlos Alberto de Almeida Serra Júnior Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Novas tecnologias digitais, Ensino e aprendizagem, Língua inglesa, Dispositivos mediadores

Resumo

Este artigo aborda a utilização das novas tecnologias no ensino de língua inglesa e a extensão de habilidades interativas como objeto de estudo. O interesse da pesquisa se direciona para o desenvolvimento das habilidades speaking, reading, listening, writing, através da utilização de dispositivos mediadores, ou seja, as mídias tecnológicas que ampliam as possibilidades de aprendizagem. O estudo parte do contexto que representa tensões entre o que está instituído sobre o ensino e a aprendizagem, em ambiente presencial e o que precisa ser investigado e ampliado através de dispositivos tecnológicos. Assim, indagamos como as novas tecnologias com seus dispositivos mediadores podem contribuir para a construção de habilidades interativas na aprendizagem de Língua Inglesa. O objetivo é compreender como os dispositivos tecnológicos podem ser utilizados como mediadores na aprendizagem de língua inglesa. Nosso foco de interesse está na relevância da pesquisa para o campo profissional do docente em exercício no ensino superior e aquele em formação inicial de língua inglesa, considerando que o processo de ensino e aprendizagem pode ser construído em ambientes globalizados, com novas formas de interação. Trata-se de um estudo de campo, com análise do componente curricular “Novas tecnologias aplicadas ao ensino de línguas estrangeiras”, através de acesso aos relatos memorialísticos de docentes e do próprio pesquisador. Com os resultados da pesquisa, esperamos contribuir para construção de atividades e materiais através de dispositivos mediadores voltados para a interatividade no ensino e na aprendizagem da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto de Almeida Serra Júnior, Universidade do Estado da Bahia

Graduado do Curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Orientadora: Profa. Dra. Risonete Lima de Almeida.

Referências

DEMO, P. Educação hoje: “Novas” tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

DEMO, P. Olhar do Educador e Novas Tecnologias. In: ______. Boletim Técnico do Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v.37, nº2, mai./ago.2011, Disponível em: HTTP://www.senac.br/conhecimento/periodicos.html Acesso em: 24 de mar. 2014.

FOPPA, C. T. O ensino reflexivo na era do pós-método: um estudo entre professores de línguas de cursos livres. Revista caminhos em linguística aplicada. volume 4, número 1.Universidade de Caxias do Sul 2011.

LEFFA, V. J. Aprendizagem mediada por computador à luz da Teoria da Atividade. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 3, n. 1, p. 21-30, 2005 a.

LEFFA, V. J. Análise Automática da resposta do aluno em ambiente virtual. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. Belo Horizonte: v.3, n.2, p.25 - 40, 2003.

LEFFA, V. J. Ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista de Estudos da Linguagem. Vol. 20, n. 2, p. 389-411, jul/dez 2012.

LEFFA, V. J. Interação virtual versus interação face a face: o jogo de presenças e ausências. Trabalho apresentado no Congresso Internacional de Linguagem e Interação. São Leopoldo: Unisinos, agosto de 2005 b.

LÈVY, P.. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Trad.: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1993.

MACEDO, R. S. Etnopesquisa crítica, etno-pesquisa-formação. Brasília: Liber Livro Editora, 2 ed., 2010.

MACEDO, R. S. A etnopesquisa crítica multirreferencial nas ciências humanas e na educação. 2. ed. Salvador: Edufba., 2004.

PAIVA, V.L.M.O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica (submetido à publicação) 2008 disponível em http://www.veramenezes.com/techist.pdf . Acesso: 22 de jul. 2015.

PAIVA, V. L. M. O. Tecnologia na docência em linguas estrangeiras: convergências e tensões 2010 In: Luciola Lícinio de Castro Paixão Santos. (Org.) Convergências e tensões no campo de formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. V, p. 595-613.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

DE ALMEIDA SERRA JÚNIOR, C. A. Extensão de habilidades interativas para o ensino de inglês como língua estrangeira: novas tecnologias da informação e comunicação como dispositivos mediadores na aprendizagem. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 5, n. 1, p. 10–22, 2015. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/2543. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE