Ensino de ciências e as relações étnico-raciais análise na formação de licenciandos do PIBID

Alan dos Santos Souza

Resumo


A pesquisa trata no âmbito do ensino de ciências a compreensão, de licenciandos de Química que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID entre 2012 a fevereiro de 2018, no Instituto Federal Baiano no campus Catu, das relações étnico-raciais. O objetivo geral desse estudo é: analisar como se dão os processos educativos vivenciados e se estes contribuem para a educação das relações étnico-raciais dos futuros professores. Os objetivos específicos são: analisar o papel do ensino de ciências, e a concepção de raça que está firmada nas ciências; discutir a compreensão dos professores sobre as relações étnico-raciais; refletir sobre a atuação docente no ensino de Ciências no que toca as relações étnico-raciais. A metodologia da pesquisa é de base qualitativa, com inspiração na etnografia, e possui três etapas: a primeira consistiu no mapeamento das produções bibliográficas apresentando autores que discutem: a formação docente e a educação antirracista, tais como Lima (2015), Cavalleiro (2001) e Silvia (2007); as concepções cientificas e raciais em Schwarcz (1993), Nascimento (2003) e Munanga (1996); e autores pós-coloniais tais como Mignolo (2008) e Quijano (2005). A segunda etapa foi a obtenção dos dados empíricos por meio de entrevistas semiestruturada, os quais são discutidos nos dois primeiros capítulos da dissertação, intitulados: Raça, racismo e antirracismo no ensino de Ciências e na formação docente; As relações étnico raciais e o Ensino de Ciências no IF Baiano de Catu, respectivamente. A terceira etapa, base para o terceiro capitulo, intitulado: Atuação docente, o ensino de Ciências e as relações étnico-raciais no PIBID da Licenciatura em Química, em andamento, será a análise documental do projeto político pedagógico (PPP) e curriculum desta licenciatura, além da análise documental do subprojeto e regimento interno do PIBID.
Palavras-chave: Ensino de ciências; Relações étnico-raciais; Formação de professores.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.