UMA PERSPECTIVA CRÍTICA E RIZOMÁTICA DO FIES – FUNDO DE FINANCIAMENTO AO ESTUDANTE DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Vyrna Valença Perez Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

Este Paper é apresentado ao Seminário Interlinhas realizado em junho de 2016, pelo Mestrado em Crítica Cultural da UNEB – Campus II contemplando um recorte da pesquisa que está sendo realizada sobre o FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, política pública adotada pelo Governo Federal a partir de 2001. A pesquisa possui como objetivo analisar a evolução do FIES, enquanto política de acesso ao ensino superior não gratuito no Brasil, entre 2001 e 2015, contemplando os dados oficiais do Governo Federal e estatísticos do período, bem como as alterações legislativas ocorridas. Os resultados obtidos após essa verificação serão confrontados com o ideal de democratização do ensino, visando apurar se, efetivamente, ocorreu e está ocorrendo à inclusão social no ensino superior, tudo sob uma perspectiva rizomática e crítica do FIES, que atuaria tanto como uma política de transferência de recursos públicos para a iniciativa privada, como uma forma de intervenção e empoderamento dos sujeitos beneficiados. Metodologicamente foi utilizada, como base para fundamentar este Paper, o Estado da Arte sobre o FIES, tendo sido encontrados 30 (trinta) trabalhos acadêmicos no Banco de Dissertações e Teses da CAPES, dentre os quais foram selecionados e analisados 8 (oito) por se relacionarem ao conceito e a uma perspectiva crítica sobre o FIES, enquanto política pública de ação afirmativa.

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Publicado

2018-04-12