O MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO COMO FERRAMENTA DE ENTENDIMENTO DAS SUBJETIVIDADES DOCENTES

Autores

  • Eider Ferreira Santos Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

Na contemporaneidade, as subjetividades têm ganhado grandes proporções no âmbito da pesquisa, especialmente no âmbito da educação, pois tornam-se um meio de compreensão das questões que envolvem aspectos pessoais e profissionais. Nesse ínterim, o presente trabalho objetiva discutir a respeito do método (auto)biográfico enquanto ferramenta de entendimento das subjetividades docentes através de histórias de vida desses mesmos profissionais. Desse modo, é preciso compreender como as pesquisas com histórias de vida tornam-se importantes meios de reflexão sobre a formação do sujeito do ponto vista subjetivo e profissional, oportunizando tanto ao pesquisado quanto ao pesquisador olhar para si, observando os aspectos inerentes a sua formação. Para atender a proposta vale-se da abordagem qualitativa de natureza bibliográfica, realizando uma revisão da literatura especializada, tendo como fonte de pesquisa estudos sobre a formação da identidade docente, bem como a respeito do método autobiográfico discutidos por Elizeu Clementino e Rodrigo de Souza (2015), Bueno (2002), Delory Momberger (2008), Marie-Christine Josso (2004), dentre outros.

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Publicado

2018-04-09