Formação de professores/as, educação das relações étnico-raciais e currículo para além da escola

Autores

  • Selma Maria Batista de Oliveira Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

Neste texto apresentamos uma imagem da pesquisa de mestrado em Critica Cultural que investiga a formação de professores/as de línguas e a educação das relações étnico- aciais. Através da pesquisa colaborativa com perfil etnográfico, ou endoetnografia, proposta porMacedo (2000), o estudo, em desenvolvimento, tem como lócus o CEEP - Centro Esta ual de Educação Profissional em Saúde e Gestão e o Colégio Estadual Luiz Viana Filho, sendo est s as duas principais unidades estaduais de ensino da cidade de Guanambi-Ba. Teoricamente, utilizamos algumas contribuições da linguística aplicada e dos estudos culturais, no intuito de compreender aspectos das relações étnico-raciais relacionados com a formação de professores/as de línguas, quais sejam importância do Continente Africano, participação dos negros/as na história do Brasil, mudanças na legislação educacional brasileira que têm como prerrogativa minar pensamentos e atitudes preconceituosos que circundam as temáticas voltadas à cultura afro-brasileira e as relações étnico-raciais. A imagem escolhida como foco de reflexão no presente texto refere-se à análise preliminar de registros acerca da relação pesquisadora/sujeitos pesquisados em sessões de observação de campo nas referidas escolas. Alguns registros demonstram receptividade e desejo dos educadores/as em relação à pesquisa, enquanto outros apontam para estranhamentos ocasionados, possivelmente, por resistência e desconforto em tratar de relações étnico-raciais, racismo, discriminação no contexto escolar.

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Publicado

2018-04-08