Ser-professor: modos de produção subjetiva no capitalismo tardio

Autores

  • Iramaia da Silva Santos Universidade do Estado da Bahia, Pós-Crítica.

Resumo

Este trabalho tem por finalidade a reflexão sobre os modos de produção subjetiva inferidas no processo de concepção identitária do professor. Ser professor é uma construção de representações e de sentidos advindos do contexto social em que vivemos. O contexto social do qual vivemos é o contexto do capitalismo. As características e o impacto do capitalismo na vida social, cultural bem como na formação docente e as formas com as quais os processos subjetivos moldam os modos de ser um professor são tratadas neste estudo, respectivamente, com Jameson (2004) e Guattari e Ronik (1986). Todavia, compreende-se que a construção subjetiva de ser professor pode ser construída de modo singular considerando a capacidade política e ativa da prática docente. O professor enquanto ser participativo na vida social pode construir suas próprias narrativas, se reescrevendo e reinventando em seus próprios modos de ser-professor.

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Publicado

2018-04-07