Os “Pregadores do Alcorão de Mafoma” e as missões europeias na Senegâmbia: desafios islâmicos ao proselitismo católico, Século XVII

Autores

  • Thiago Henrique Mota Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Missões católicas. Islã. Senegâmbia.África Ocidental.

Resumo

Neste artigo, analisamos o estabelecimento de missões católicas na costa ocidental  africana, entre a bacia do rio Senegal e norte da Serra Leoa, no século XVII. Nossos objetivos são apontar a presença da fé islâmica nesta região e o modo como ela influenciou nos rumos da missionação católica, seja na definição de estratégias ou limitação dos resultados esperados. Analisamos documentação narrativa e epistolar produzidas por jesuítas, franciscanos e lazaristas, portugueses, espanhóis e france-ses. Somam-se tratados e memoriais de comerciantes cabo-verdianos, que visitaram  região no mesmo período. Ao término, argumentamos que o Islã foi um concorrente de peso no estabelecimento de relações políticas, econômicas e culturais na Senegâmbia, atuando no reduzido alcance das missões católicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Mota, Universidade de Lisboa

Thiago Henrique Mota é doutorando em História Social e História da África na Universidade Federal de Minas Gerais e na Universidade de Lisboa (cotutela). Investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2018-01-09