Transnacionalização de Talentos e Tecnologias no Campo Cinematográfico: o Caso Moçambique

Autores

  • Alessandra Meleiro Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)
  • Mahomed Bamba Universidade Federal da Bahia.

Palavras-chave:

África, Cinema africano, Transferências culturais, Transferências de tecnologia

Resumo

Os primeiros filmes contra o colonialismo português em Moçambique foram feitos por realizadores estrangeiros a convite da Frelimo, transformando o país em um laboratório de experiências para Ruy Guerra, Jean Rouch, Jean -Luc Godard, Murilo Salles e outros cineastas, atraídos a Maputo para filmar com o apoio do governo. Atualmente, o governo atrai especialistas estrangeiros em tecnologia para a Implantação de uma Rede de Cinemas Digitais em Moçambique.

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Biografia do Autor

Alessandra Meleiro, Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)

Pós-doutorado junto à Universityof London (Media andFilmStudies). Doutora pela ECA/USP e Mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes/ UNICAMP. Professora Adjunta do Bacharelado em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Mahomed Bamba, Universidade Federal da Bahia.

Foi professor na Faculdade de Comunicação (FACOM) e no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PÓSCOM) da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2017-12-09

Edição

Seção

Artigos