Políticas Editoriais

Foco e Escopo

ABATIRÁ é uma publicação eletrônica do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias do Campus XVIII da Universidade do Estado da Bahia e tem como escopo fomentar a produção científica para a construção do conhecimento nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Letras, Linguística e Artes.

Constitui-se de periódicos temáticos, com lançamento semestralmente, dedicando também uma seção de artigos livres relacionados às áreas de conhecimento geral da revista.

Tem como foco a publicação de estudos científicos inéditos, de caráter teórico ou aplicado e de reconhecida qualidade acadêmica.

Propõe um diálogo com pesquisadores de universidades regionais, nacionais e internacionais, colocando em circulação a produção de conhecimento, com especial atenção para suas relações interdisciplinares.

 

Políticas de Seção

Resenha

Configuram-se de textos caracterizados por apreciação e análise crítica e interpretativa de obras (livros ou revistas) e de outros documentos recém-lançados, considerando suas contribuições para a área de conhecimento e suas relações interdisciplinares.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Compreendem textos cujas contribuições contenham resultados de trabalhos técnico-científicos, sustentados por ampla pesquisa bibliográfica ou pesquisas empíricas, metodologicamente fundamentadas e adequadamente analisadas. Caracterizam-se por fornecer informações científicas de forma a contribuir para a ampliação do conhecimento até então estabelecido ou para a análise crítica consistente, capaz de suscitar novas pesquisas ou favorecer a compreensão de determinada temática.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais recebidos serão submetidos à apreciação de três pareceristas pertencentes ao Conselho Editorial, considerando a proximidade com a área de atuação e com as especificidades da temática do número. O(s) autor(es) será(ão) notificado(s) sobre o resultado do parecer, a aprovação ou a rejeição do artigo e, quando aprovado condicionalmente, o(s) autor(es) disporá(ão) de prazo devidamente preestabelecido para revisão dos originais.

 

Com a publicação do trabalho, os direitos autorais são automaticamente cedidos, sem ônus, à revista ABATIRÁ, ficando vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial.

 

A política editorial da revista ABATIRÁ estabelece que os trabalhos sejam produzidos exclusivamente por mestres e doutores, com vínculos institucionais, assim como por estudantes de pós-graduação stricto sensu, em co-autoria com seu respectivo orientador.

 

A Comissão Editorial poderá sugerir ao(s) autor(es) modificações de estrutura ou de conteúdo, bem como rejeitar os trabalhos. É do(s) autor(es) a inteira responsabilidade pelo conteúdo do material enviado, inclusive a revisão gramatical e adequação às normas de publicação.

 

 

Periodicidade

Constitui-se de periódicos temáticos, com lançamento semestralmente, dedicando também uma seção de artigos livres relacionados às áreas de conhecimento geral da revista.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.